Atos De Quem Ama

Atos De Quem Ama
Aconselhamento, dúvidas e críticas entre em contato pelo e-mail vanderdoze@yahoo.com.br

Quem Somos

terça-feira, 19 de junho de 2012

Recaídas


De repente, você se ver escravo de um pecado sexual, seja masturbação, seja a própria prática do sexo ilícito ou mesmo a pornografia, aí você decide fugir de toda essa imundície e manter uma vida santa e irrepreensível. Nos primeiros dias você consegue, parece impossível, mas você se esforça, sente angustia da abstinência, mas, aos poucos, lentamente você vai se mantendo firme, forte e diz não ao pecado. Aí você gosta da sensação de ter vencido a tentação e o pecado, pois pra você e pra qualquer pessoa, vencer é o lema!

Mas, quando, menos espera, você tem uma recaída! É tentado, tá carente, não consegue resistir a fragilidade ou a pressão que a tentação exerce sobre sua vida. O sentimento de fracasso e autopiedade levam você a pensar o quanto parece ser um fracassado, um frustrado e até mesmo uma vergonha para aqueles que acreditaram em você. Mas, às vezes perder nos faz repensar e verificar por que aconteceu tal  recaída. Não importa o tamanho ou o grau da recaída, mas ficamos como que inertes no momento em que isso acontece. Parece que o mundo acabou, principalmente quando tudo estava ocorrendo bem e estava conseguindo vencer as lutas interiores em sua vida.

Por que as recaídas acontecem? Por que Deus deixa isso acontecer sabendo que você está lutando pra não cair em tentação?

O objetivo aqui não é explicar as razoes das recaídas, mas saiba que Deus deseja o bem de todo ser humano. Ele é o mais interessado em ver-nos livres de todas e quaisquer recaídas que sobrevenha em nossas vidas.
No entanto, é preciso salientar que por causa do livre arbítrio que o homem tem por direito (Genesis 3), Deus permite que a nossa vida tenha altos e baixos.
Porém, Jesus, conhecendo de perto a situação da humanidade e o sofrimento que lhe sobrevenha todos os dias e ainda continua nos assolando, encorajou: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" - João 16:33b

O que fazer então pra não cairmos tanto, principalmente nos mesmos tropeços?
O que vai ser descrito adiante não indicam soluções que vão exterminar de vez as recaídas em sua vida, pois não tenho nenhuma pretensão em ser detentor de nenhuma verdade absoluta, mas também compartilhar e adquirir conhecimento nunca é demais e nos ajudar enxergar melhor as circunstâncias.

Falta de conhecimento: A Biblia diz que “o meu povo perece por falta de conhecimento”Oséias 4:6. No novo testamento Jesus foi mais enfático: “Errais por que não conheceis nem as Escrituras e nem o poder de Deus”
Tanto o conhecimento humano quanto divino é necessário pra nós entendermos o que está se passando ao nosso redor.

Conhecimentos adquiridos no período escolar ou na faculdade, nos livros e nos meios de comunicação são bons e nos auxiliam a muitas coisas, mas sem conhecer o que Deus diz corremos o risco de diariamente cair no mesmo ou em vários erros.

Conhecer a verdade: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás”(João 8:32). Qual têm sido as palavras que você tem declarado ou que tem ouvido a respeito do que você está passando? São verdades ou palavras ludibriadas com uma máscara contendo verdades?

Diante de tantos conhecimentos que nos cercam, às vezes fica difícil de saber em que acreditar. Por isso que conhecer a verdade, buscando-a incessantemente, que nos levará a uma liberdade. Por mais que seja dolorosa a palavra, mas expressa pela verdade nos sentimos melhor. Nosso horizonte muda de foco e passamos a acreditar que é possível se levantar de novo e continuar na batalha que temos de enfrentar nessa vida.

Guiado pelo Espírito Santo: só o Espírito Santo sabe nos guiar a toda a verdade e só Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
Com Ele parece que a vida não está andando, não está surtindo efeito ou que não terá momento de descanso; sem ele, então, é sofredor e o desânimo vem à tona.
Acalma-te, aquieta-te, espere e agrada-te no Senhor e Ele concederá os desejos do seu coração.

Santificado pela Palavra: Ser santo significa ser separado. A palavra de Deus nos ensina a separar aquilo que vai trazer alegria, refrigério, encorajamento e capacitação pra driblar e vencer as tentações.

Compartilhar: Como é importante uma amizade sincera, solida e firmada em Deus. Compartilhar suas lutas com alguém de confiança, que tem o desejo de te ver de pé, com cabeça erguida, é maravilhoso. Busque amigos que de fato vão te levantar, estender a mão na hora em que você mais precisa. Que verá suas falhas, mas que também te ajudará de alguma forma encontrar a melhor solução em oração com você; pois se consegue lutar sozinho seja humilde e peça um ombro pra te apoiar. Compartilhe suas lutas, suas recaídas, suas angustias e seus sofrimentos a Jesus. Ele é o amigo mais chegado que um irmão e é fiel pra perdoar seus pecados e purificar de toda a injustiça.

Mais uma vez quero salientar que esses pontos não funcionam como se fosse partículas mágicas e Deus é surpreendentemente criativo e esperto em resolver situações que aos nossos olhos não tem mais jeito.

Deus é zeloso em fazer cumprir sua Palavra, no entanto nós queremos tudo resolvido  pra ontem, então, caímos por causa da nossa ansiedade e desespero.
Que o amor, a graça de Deus e a fé em Jesus te ajudam nos momentos em que tudo vai te fazer esmorecer e desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário